Semana da Responsabilidade Social®

Fundada em 2002, a Associação Portuguesa de Ética Empresarial tem assumido a liderança nos processos de normalização nas áreas da Ética e da Responsabilidade Social em Portugal, sendo reconhecida pelo IPQ como Organismo de Normalização Setorial. Paralelamente, suporta a rede portuguesa do Global Compact, uma iniciativa das Nações Unidas para a cidadania empresarial, e é membro da Post Publication Organization da ISO 26000. Do reconhecimento das autoridades nacionais (IPQ) e internacionais (ISO e Nações Unidas) advém o empenho na organização de eventos de referência, como a Semana da Responsabilidade Social®.

Com realização anual desde 2006, a SRS® é, hoje, uma marca registada e uma importante plataforma multistakeholder, que reúne representantes do Governo, Organismos Públicos, Empresas, Universidades, Parceiros Sociais, ONGs, Economia Social e Agentes Culturais. A par de Lisboa, a SRS® percorre o país ao longo de vários meses com ações específicas, demonstrando como a gestão responsável e a implementação de boas práticas no seio das Organizações conduzem a uma maior rentabilidade, competitividade e reputação.

Todas as ações são coorganizadas por entidades representativas, de modo a garantir a pluralidade e diversidade de pontos de vista e abordagens.

OBJETIVOS DA SRS®:

• Promover o debate e a reflexão em torno da temática da Responsabilidade Social;
• Potenciar o diálogo multistakeholder;
• Divulgar as iniciativas nacionais e internacionais neste domínio;
• Sensibilizar as Organizações para a necessidade de evidenciar compromissos com os valores da Ética e da Responsabilidade Social numa economia global com desafios acrescidos.

A 12.ª Edição da Semana da Responsabilidade Social®, dedicada ao tema "Negócios e Sustentabilidade", lançará o debate sobre os desafios da implementação da Agenda 2030 da ONU em Portugal.